top of page
Buscar
  • Foto do escritoraneline hengemuhle

Aprenda como escolher Whey Protein

Atualizado: 3 de nov. de 2023

Existem basicamente três tipos de whey protein:

1.Concentrado: o soro do leite passa apenas por uma filtragem e conserva os carboidratos (inclusive lactose), minerais e gorduras do leite. A dose, em geral, oferece teor proteico menor e o processo de digestão e absorção da proteína é mais demorado do que o dos outros tipos de whey, mas isto para a maior parte das pessoas não é um problema, o que faz com que esta seja a opção de maior custo/benefício.

2. Isolado: obtido por técnicas rígidas de extração e filtragem, é o tipo de whey protein mais puro, além de concentrar mais proteínas. Esse processo possibilita a extração de 90% a mais de proteína, e “isola” elementos como lactose, caseína e gordura. É a melhor opção para quem tem intolerância à lactose, embora muitos tolerem super bem a versão concentrada.

3. Hidrolisado: tipo de whey protein mais caro por sua produção complexa, que passa por uma quebra, a hidrólise, para facilitar sua digestão e absorção. É altamente indicado para pessoas com dificuldade de digestão proteica e intolerância à caseína, pois sua purificação e fragmentação aumentam as chances de digestão e reduz possíveis desconfortos abdominais. Em geral, indico apenas em casos muito específicos.

Ok. Mas são tantas opções, qual escolher? Primeiro, caso você não tenha hábito de consumir, compre embalagens menores, ou peça para alguém que já consome te dar uma dose para experimentar. Depois que já souber qual o seu preferido, aposte nas embalagens maiores que tem maior custo/ benefício.

Observe a quantidade de proteínas disponíveis por porção (leia a tabela nutricional), é interessante que a dose tenha cerca de 70 a 90% de proteínas. Identifique no rótulo do produto se o whey protein é o primeiro da lista de ingredientes, indicando que ele é o produto de maior quantidade na composição, alguns fabricantes adicionam outras fontes do nutriente, como proteína de soja, glúten (proteína do trigo) e até colágeno.

Ainda na Lista de Ingredientes, quanto menos aditivos você encontrar, melhor será a proteína. Evite, portanto, rótulos que tenham grande quantidade de maltodextrina, corantes, saborizantes, aromatizantes e/ou conservantes.




Nutricionista Aneline Hengemuhle




11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page