top of page
Buscar
  • Foto do escritoraneline hengemuhle

Guia rápido de preparo de peixes

Peixes, além de saborosos, são saudáveis e nutritivos, embora existam diferenças na composição entre as mais diversas espécies, todos são fonte de proteínas, gorduras boas, vitaminas e minerais. Para o dia a dia, peixes como tilápia, linguado, merluza e pescado são excelentes opções por não serem muito calóricos e apresentarem boa composição de proteína e gordura, sendo indicados, inclusive, no processo de emagrecimento. Neste mesmo sentido, em relação à preparação, deixa a opção de fritar para os momentos de exceção, já os outros preparos devem ser usados sem moderação.

Muitas pessoas não costumam preparar peixes por não saber exatamente como fazer e qual espécie escolher, Então montei esse guia rápido com informações rápidas e simples.


Peixes Assados

Para assar o peixe no forno é preciso ter cuidado com aqueles de carne mais magra, que precisam ser regados com azeite ou assados em papel-alumínio ou manteiga para que não fiquem ressecados. O mesmo vale para o preparo na Airfryer.

O mais indicado é assar peixes mais gordurosos ou filés mais grossos e que soltam pouca água.

Experimente assar com legumes e verduras como cebola, cenoura, tomate, pimentão, entre outros.

Sugestões: atum, anchova, tainha e salmão, tilápia (saint peter), dourado, pacu e pintado.


Peixes grelhados

Pode ser usado grill elétrico, frigideira ou grelha na churrasqueira. As preparações grelhadas são extremamente saudáveis e práticas, além de ficarem gostosas e crocantes. Para esse método, procure por peixes mais firmes, ficam muito saborosos temperados com sal, limão e tomilho.

Sugestões: linguado, salmão, tilápia (saint peter), pescada, bacalhau, atum, truta.

Dica: se o peixe estava congelado certifique-se de que ele descongelou por completo para começar a prepará-lo.


Peixes cozidos

Não necessita óleo na preparação, porém, o tempo de cozimento pode provocar a perda de algumas vitaminas. Para evitar a perda, a dica é esperar a água com os temperos ferver e só depois adicionar o peixe, deixando cozinhar por poucos minutos.

Sugestões: tainha, truta, cação, badejo, bacalhau, pescada, linguado, salmão, robalo, namorado, merluza e cambucu.

Dica: pode ser feito um ENSOPADO, acrescentando ingredientes como tomate, pimentão, cebola, cenoura... mas neste caso é importante que o peixe tenha uma textura firme, como o robalo e cação.


Peixes fritos

Método de preparo mais utilizado entre os brasileiros, pode ser feito com diferentes tipos de peixe. Se preferir empanado, basta temperar, passar na farinha de trigo e fritar. Escolha peixes mais magros, em função da gordura utilizada. pescada, sardinha, tilápia e namorado.

Sugestões: pescada, violinha, sardinha, dourado, tilápia e namorado. Dica: Na hora de fritar, tenha em mãos uma panela funda e óleo o suficiente para imersão.


Aneline Hengemuhle

Nutricionista

CRN2 18087D

FORMAS DE PREPARAR PEIXE ASSADO GRELHADO COZIDO FRITO
COMO PREPARAR PEIXE

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page