A gordura trans é o nome dado à gordura vegetal que passa por um processo de hidrogenação natural ou industrial. Embora ela possa estar presente naturalmente em alguns alimentos em baixíssimas quantidades, o mais comum é encontrá-la em alimentos industrializados.
A indústria utilizada a gordura trans para melhorar o aspecto e a consistência dos alimentos, além de aumentar o prazo de validade.
Mas qual é o problema com o consumo de gordura trans?
Ela aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares, síndrome metabólica e diabetes, ela eleva os níveis de LDL e diminui os níveis de HDL (que tem efeito cardioprotetor).
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que a ingestão de gordura trans não ultrapasse 1% do valor calórico da dieta. Isso significa que se um adulto consome duas mil calorias diárias, sua ingestão de trans não deve ultrapassar 2g. Isso quer dizer que nunca mais devo comer minha bolachinha preferida? Não, vez ou outra, coma sua bolachinha, dentro de uma alimentação saudável ela não é prejudicial, o problema é se a sua dieta tem como base alimentos industrializados e é pobre em alimentos naturais ou minimamente processados.
Comments